domingo, 29 de dezembro de 2013

J. Verne é o segundo escritor mais popular do Mundo

Desde 1932, a UNESCO tem mantido um arquivo chamado Index Translationum. Trata-se de uma bibliografia internacional de traduções que traduz a lista da quantidade dos livros de todo o mundo que foram alvos de tradução por autor.

Na última contagem pela UNESCO, J. Verne encontra-se na 2ª posição do número de traduções publicadas em todo o mundo, ultrapassado apenas por Agatha Christie.

Em muitos países, Verne é o escritor número 1 em traduções publicadas como é o caso de Chile, Grécia e Espanha. Na China, como noutros países, encontra-se entre o 2º e 3º lugares.

Fonte: io9.com

domingo, 8 de dezembro de 2013

Filme 'As Atribulações dum Chinês na China' é lançado em Portugal

Acaba de ser lançado em Portugal, o DVD do filme 'As Atribulações dum Chinês na China' (1965) baseado na obra homónina de J. Verne.
É realizado por Philippe de Broca com participações de Jean-Paul Belmondo e Ursula Andress.

Sinopse: Um milionário com uma vida aborrecida e com falta de emoções, decide suicidar-se. Depois de várias tentativas falhadas, organiza uma viagem a Hong-Kong, onde contrata uns assassinos profissionais e subscreve um seguro em benefício dos seus amigos. Depois vai querer voltar atrás, mas a ordem da sua morte já está dada.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Restaurante da Torre Eiffel terá menu de 550 euros inspirado em Júlio Verne

O chef francês Alain Ducasse criou um menu degustação especial de nove etapas para comemorar o 30º aniversário do restaurante Le Jules Vernes, localizado dentro da Torre Eiffel. No dia 30 de janeiro de 2014, uma quinta-feira, o lugar irá hospedar o jantar de aniversário que levará os convidados a uma viagem gastronômica pelos trabalhos literários do escritor Júlio Verne.


Uma entrada com ouriço-do-mar, por exemplo, será harmonizada com um Dom Perignon 1996 para evocar "Vinte Mil Léguas Submarinas".
Um prato de vieiras, couve-flor, caviar dourado e geleia será servido para representar "A Ilha Misteriosa", enquanto "Norte contra Sul" será citado usando queijo Brie trufado de Meaux, servido com salada de ervas.
O restaurante fica no segundo andar da icônica torre, a 125 metros acima do chão. Para reservas, escreva para: reservation.jv@lejulesverne-paris.com. O jantar sai a 550 euros por pessoa. O restaurante comemora o 30º aniversário no mesmo ano em que a Torre Eiffel completa 125 anos.

Fonte: UOL Viagem

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Rota do Nautilus em '20.000 Léguas Submarinas'

Nilson Frederico, quando começou a ler 20.000 Léguas Submarinas, procurou um mapa da trajetória do Náutilus. No entanto, os mapas que encontrou eram muito pobres e com péssima resolução. Depois de muito pesquisar, e de rever alguns trechos do livro, conseguiu fazer um mapa-mundo com a trajetória do submarino e do Abraham Lincoln para aqueles que desejarem acompanhar a leitura com o mapa.


Um agradecimento ao Nilson Frederico pelo envio da informação.