sexta-feira, 11 de março de 2011

"Gil Braltar" na Biblioteca JV

O portal Biblioteca Júlio Verne continua a disponibilizar obras de J. Verne, com tradução própria, para leitura online.

Depois de Viagem ao centro da Terra, O dia de um jornalista americano no ano de 2889, Da Terra à Lua e Ao Redor da Lua, chega a vez de "Gil Braltar" (1887) cujo primeiro capítulo estará disponível para leitura a partir do dia 14 do corrente mês. Os capítulos serão disponibilizados diariamente às 13h00, hora local (Brasília-Brasil).


Sinopse: Gil Braltar é um conto de humor de Júlio Verne parodiando o colonialismo britânico. Foi publicado pela primeira vez em 1887.

A história passa-se na fortaleza da colónia britânica, Gibraltar. Um homem, um espanhol chamado Gil Braltar, veste-se como um macaco e se torna líder de um grupo de macacos que vive lá. Ele incita ao ataque contra a fortaleza. O ataque, inicialmente bem sucedido, é frustrado por um General britânico. O General é tão feio que os macacos acreditam que ele é um deles e obedecem-no quando ele os manda embora. A conclusão de Verne é que no futuro somente os mais feios generais serão enviados para Gibraltar para manter a colónia em mãos britânicas.

A tradução está a cargo de Eduardo Weiland, um dos responsáveis do Biblioteca Júlio Verne. Todas as obras de Júlio Verne estão em domínio público.

Sem comentários: