segunda-feira, 11 de março de 2013

William Candido homenageia obras vernianas

O nosso amigo e verniano William Candido presenteia-nos mais uma vez com um criativo trabalho relacionado com o mundo verniano.

Depois do desenho das personagens de 'A Volta ao Mundo em 80 dias', e de um outro, não específico de uma história, mas sim de uma combinação de elementos de várias delas, 'O Mundo Verniano', chega-nos desta vez uma xilogravura que, pelas palavras do autor, se trata de uma gravura em madeira, nesse caso MDF, talhada com o auxílio de goivas ou formões.

A imagem a ser impressa deve ser talhada invertida ("espelhada") para que a impressão saia correta, como se fosse um carimbo.


A matriz da xilogravura mede 21 cm x 41,5 cm.
O tempo total de trabalho durou em torno de 18 horas entre desenhar e talhar.

Quem descobre quais as obras que foram homenageadas?

domingo, 10 de março de 2013

F. Bento & J. Verne – Uma Dupla Perfeita

Duas capas do Diabrete, publicadas em 1947 e 1948, com o traço magnífico de Fernando Bento, já na plenitude dos seus dotes gráficos. Ao adaptar para BD dois famosos romances de Júlio Verne, “A Ilha Misteriosa” e “Matias Sandorf”, o versátil artista erigiu mais um marco na sua obra incomparável.
Até os cabeçalhos do Diabrete espelham a criatividade e a fantasia de um dos maiores desenhadores da “época de ouro” da BD portuguesa.

Aditamento: a pedido de alguns leitores e amigos, apresentamos também as primeiras páginas destas duas memoráveis versões, publicadas respectivamente nos nºs 417 e 512 do “grande camaradão”, que nessa época tinha periodicidade bissemanal como O Mosquito.

Diabrete 416 A ilha misteriosa 943     Diabrete 511 Matias Sandorf 944
Ilha misteriosa  diabrete971     Matias Sandor  diabrete972

Post cedido gentilmente pelo blog www.ogatoalfarrabista.wordpress.com.

Dentro da mesma temática, recomendamos a leitura dos Cavaleiro Andante e do artigo 'Como J. Verne conquistou Portugal'.