quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Transmissão radiofónica de 'Around the world in 80 days' por Orson Welles

Hoje é o aniversário da invasão alienígena de 1938!
As melhores dramático-transmissões radiofónicas dos anos 30 que adaptavam algumas obras literárias, estavam a cargo da estação The Mercury Theatre on the Air, da companhia nova-iorquina The Mercury Theatre fundada por Orson Welles e John Houseman.

Nestas transmissões, que ocorriam semanalmente, realçava-se a impressionante qualidade de talento radiofónico protagonizada por Agnes Moorehead, Bernard Herrmann e George Coulouris. Aliás, em 30 de Outubro de 1938, a adaptação radiofónica de A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, foi tão credível que milhares de pessoas, nos Estados Unidos, rezaram, choraram, fugiram espavoridas para as montanhas perante o avanço dos habitantes de Marte. Outros despediram-se dos parentes, pelo telefone, preveniram os vizinhos do perigo que se aproximava, procuraram notícias nos jornais ou noutras estações de rádio, pediram ambulâncias aos hospitais e automóveis à Polícia, enrolavam-se com toalhas para que o efeito do gás liberado pelos alienígenas não fosse fatal, etc...

Apesar de o programa não ser a principal atracção nas noites de domingo, este excesso de pânico deveu-se ao facto de os americanos da época já terem o hábito de girar o dial, o que levou a que muita gente apanhasse a transmissão já iniciada, depois da advertência de que se tratava de ficção.


A sua transmissão tornou-se um marco histórico e quase 75 anos depois ainda é referida quando se cita a obra de H. W. Wells e/ou Orson Welles que ficou conhecido após esta interpretação.
O que não se sabe é que a adaptação radiofónica que antecedeu a mais famosa transmissão da The Mercury Theatre on the Air foi a de Around the world in 80 days, de J. Verne.

Paulo Ferreira, do espaço Mistério Juvenil e Clássicos da Rádio, local onde poderá obter mais informações sobre a transmissão de A Guerra dos Mundos, enviou-nos essa informação juntamente com o link da transmissão original que poderá ser ouvida no site da The Mercury Theatre on the Air (link direto em mp3 - clique em cima do link com o botão do lado direito do rato e guarde o ficheiro).

Sem comentários: