quarta-feira, 8 de maio de 2013

Homenagem do Google a Saul Bass


O cineasta e designer norte-americano Saul Bass (1920-1996) foi homenageado em um doodle do Google, nesta quarta-feira, oito de maio de 2013, data em que comemoraria 93 anos. O logotipo animado da gigante das buscas foi inspirado no trabalho de Bass, que ficou conhecido por criar a arte nos créditos de abertura de grandes sucesso do cinema.


 A homenagem remete a trabalhos marcantes de Bass, como os que desenvolveu para filmes de diretores consagrados como Alfred Hitchcock (Vertigo, Psycho, North by Northwest), Otto Preminger (Anatomy of a Murder, The Man with the Golden Arm, Exodus),  Stanley Kubrick (Spartacus, The Shining) e tantos outros, e termina com uma animação que lembra um de seus trabalhos mais memoráveis: os créditos de abertura e encerramento da adaptação de Michael Anderson para "A Volta ao Mundo em 80 Dias", de Jules Verne, detentora do Oscar de Melhor Filme de 1956.

Bass, dono de um estilo inconfundível, é referência e inspiração para designers até os dias de hoje. Basta ver as aberturas de filmes recentes como "Catch Me if You Can" de Steven Spielberg e a mais nova aventura dos mutantes da Marvel no Cinema, "X-Men : First Class".

Sem comentários: