sexta-feira, 12 de abril de 2013

Alunos trabalham para melhorar a Wikipédia

Alunos do 9º ano do ensino fundamental, antiga 8ª série, de um colégio na zona sul de São Paulo (Brasil), estão trabalhando para melhorar a qualidade dos verbetes da enciclopédia online Wikipédia. Um professor de português procurou os representantes da Wikimedia Foundation, responsável pelo site colaborativo, para oferecer a parceria.

"Eu pensei em um projeto que unisse tecnologia com algo que os alunos costumam usar no dia a dia, mas que também servisse como ferramenta para trabalharmos questões gramaticais", explicou o professor Jorge Makssoudian à reportagem do jornal Folha de São Paulo.

O projeto é semelhante ao Wikipédia na Universidade, lançado pela fundação em 2011, e que tem a participação de instituições como USP, UFRJ e FGV.

Os alunos são focados em verbetes relacionados a obras literárias, relacionados com os livros que os alunos já leram. Por exemplo, o primeiro é sobre A Volta ao Mundo em 80 dias, do escritor francês Júlio Verne. A ideia do professor é tornar a enciclopédia digital um ambiente mais confiável e com textos mais bem escritos.

O projeto também prevê integração entre a tecnologia e a biblioteca. Cada livro que tem seu verbete editado na Wikipédia pelo alunos, ganha um QR Code, que é uma espécie de código de barras que pode ser lido por tablets e celulares e leva o leitor direto para uma página na internet, para linkar o livro analógico à plataforma digital.

O Wikipédia é uma enciclopédia digital que tem 25 milhões de artigos publicados em 285 idiomas, sendo mais de 750 mil deles em português.

Fonte: portugues.christianpost.com

Sem comentários: