terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

'The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore'

Engana-se quem pensa que o filme A Invenção de Hugo, que mereceu a nossa atenção, foi o único filme com referência a Júlio Verne a ganhar um Oscar (neste caso foram 5).

A extraordinária curta-metragem de animação vencedora do Óscar de melhor Curta-Metragem de Animação, The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, de William Joyce, tem também uma referência verniana, mas, desta vez, apenas visual.

Quem será o primeiro a descobri-la?

Sinopse:

Inspirado em igual medida no furacão Katrina, Buster Keaton, O Feiticeiro de Oz e o amor pelos livros, Morris Lessmore é a história de pessoas que dedicam a vida aos livros e cujos livros retribuem o favor. The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore é uma alegoria comovente e divertida sobre os poderes curativos de uma história.

Fiquem com The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore:

2 comentários:

Carlos Patrício disse...

Fred, sempre atento e grande observador...

Fiquei curioso para ver o grande vencedor do Oscar de animação em curta-metragem (o pequeníssimo trailler exibido durante a premiação prometia um filme divertido e interessante)mas só agora tive a oportunidade. Obrigado, Fred.

É realmente um filmete pra lá de bonito, que faz diversas referências à Literatura, desde o Mágico de Oz à magia da leitura e dos livros, passando por um de seus maiores Mestres. É um antigo exemplar original de "Viagem à Lua" que aparece sendo tratado como um paciente em determinada cena do curta.

Singela homenagem em um lindo filme.

Alberto disse...

Muito obrigado por postar este filmete, gostei muito. Eu não teria notado a 'referência verniana' sem o comentário do Carlos Patrício aqui, o qual me Lembrou agora de um trecho num dos livros de Anthony Buckeridge no qual os garotos (Jennings e Darbishire) mostram ao general Merridew, 'Old Boy' da escola, um antigo volume do 'Viagem à Lua', o qual ele reconhece como sendo o mesmo exemplar que lia quando era criança.

Bons tempos...