terça-feira, 23 de agosto de 2011

'Around the World... ' - Portugal (Fátima)

O livro "A volta ao Mundo..." continua a sua visita às mais belas cidades e locais do nosso planeta depois de ter realizado uma volta ao Mundo em pouco mais de 80 dias.

Desta vez, o nosso livro visita um dos mais importantes santuários do Mundo, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria (Portugal).


Em 1917, Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus (conhecidos por "os três pastorinhos"), presenciaram seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, com excepção de Agosto que ocorreu no dia 19 pois as crianças tinham sido levadas para outro local, na região do Santuário de Fátima.

Nas primeiras aparições, Nossa Senhora pediu a Conversão, a Penitência e que se rezasse o terço todos os dias. Em 13 de Julho, e segundo a Irmã Lúcia, Nossa Senhora revelou um Segredo constituído por três partes, de caráter profético.
Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presente cerca de 70.000 pessoas, a Virgem Maria pediu que fizessem naquele lugar uma capela em Sua honra e que não ofendessem mais Deus Nosso Senhor.

A Capela das Aparições é actualmente a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora.


Desde 1917, milhares e milhares de pessoas de todo o Mundo visitam o Santuário, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias, e agora cada vez mais nos fins-de-semana e no dia-a-dia, num montante anual de de quatro milhões.

Neste vídeo de 360º podemos ver todo o Santuário que foi sendo expandido até aos dias de hoje. Chamo a atenção para a Basília em frente, do seu lado direito a Capela das Aparições onde à frente os peregrinos cumprem as suas promessas, e do outro lado, de frente para a Basília, a Igreja da Santíssima Trindade junto da Cruz Alta de 34 metros.


A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco, e ergue-se no local onde os Pastorinhos viram Nossa Senhora, em 13 de Maio. A sagração ocorreu em 7 de Outubro de 1953.


O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região. Os túmulos dos pastorinhos encontram-se no seu interior.


Do lado oposto à Basília, a igreja, dedicada à Santíssima Trindade, com 8.633 lugares sentados e 40.000 m², foi inaugurada em 12 de Outubro de 2007, pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, por ocasião do 90.º aniversário das aparições.

Trata-se do quarto maior templo católico do mundo em capacidade, tendo sido integralmente pago com dádivas dos peregrinos ao longo dos anos. O painel atrás da imagem de Jesus é todo feito em pequenas folhas de ouro.


O Beato Papa João Paulo II, nascido Karol Józef Wojtyła (18 de Maio de 1920 – 2 de Abril de 2005), foi o papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana mais influente do Século XX.

No entanto, três anos depois de ter sido eleito Papa, é vítima de grave atentado na Praça de São Pedro, em 1981, por parte do turco Ali Agca.

Coincidentemente, os tiros disparados contra o Papa foram feitos no dia 13 de maio. O Pontífice sempre afirmou que a Virgem Maria teria "desviado as balas" e salvo a sua vida nesse dia. Um ano depois, a 13 de Maio de 1982, e já recuperado, João Paulo II visita pela primeira vez o Santuário de Nossa Senhora de Fátima para agradecer à Virgem o ter salvo. O Santo Padre ofereceu uma das balas que o atingiu ao Santuário. Essa bala foi posteriormente colocada na coroa da imagem da Virgem, onde permanece até hoje.

Por ocasião da construção da Igreja da Santíssima Trindade, foi inaugurada uma estátua de homenagem a  João Paulo II por este ter visitado Fátima três vezes. As palavras que o Papa proferiu na Capelinha aquando da primeira visita a Fátima, em 1982, estão gravadas na estátua. Esta retrata o momento de oração na Capelinha, junto à imagem de Nossa Senhora. É em bronze e mede 3,5m de altura.


João Paulo II beatificou os videntes de Fátima Jacinta e Francisco, em 12 e 13 de Maio de 2000, na sua última visita a Fátima.

À saída do Santuário encontra-se um grande bloco do Muro de Berlim, transformado em monumento (símbolo do fim do Comunismo, revelado como um dos segredos de Fátima). O Monumento do Muro de Berlim, símbolo da reunificação da Alemanha, foi inaugurado em Fátima a 13 de Agosto de 1994. Na lápide junto, foram inscritas as palavras proferidas por João Paulo II, na sua segunda visita a Fátima, em Maio de 1991: "Obrigado, celeste pastora por terdes guiado com carinho os povos para a liberdade!"


Desejando que todos os peregrinos sejam louvados com a graça de Nossa Senhora de Fátima, o livro despede-se com esta magnífica paisagem do recinto do Santuário onde dezenas de milhar de pessoas participam na procissão das velas, na peregrinação internacional de Maio.


Paz a todos!

1 comentário:

Ana Cláudia Duarte disse...

Brilhante e emocionante matéria!!!!!!!!!