quarta-feira, 2 de março de 2011

Bougainville (-, 1879)

J. Verne, um grande apreciador de geografia e dos descobrimentos, escreveu, a pedido do editor, uma obra de cunho histórico denominada Descoberta da Terra: História das Grandes Viagens e dos Grandes Viajantes.

Lá, o autor descreve e retrata os principais viajantes que se distinguiram pelas suas expedições, aborda os principais navegadores europeus que foram desbravando os oceanos, assinala aqueles que, acima de tudo,
desbravaram territórios já descobertos mas ainda não colonizados, colaborando para a sua mais exacta demarcação.

Esta obra foi publicada em 4 volumes, tendo tido nos três primeiros a colaboração de Gabriel Marcel, um dos geógrafos mais competentes do nosso tempo que me ajudou com o seu conhecimento de algumas línguas estrangeiras desconhecidas por mim (por J. V.).

O 1º volume foi publicado em 1870; o 2º volume em 1878, ambos denominados por Descoberta da Terra; o 3º volume, Os Navegadores do séc. XVIII, em 1879 e o 4º volume, Os Exploradores do séc. XIX, em 1880.

Em Os Navegadores do séc. XVIII, o autor refere as aventuras daquele que foi o primeiro francês a circum-navegar a Terra, algo que revigorou o prestígio da França após as suas humilhantes derrotas durante a Guerra dos sete anos.

Esta homenagem e referência a Louis-Antoine de Bougainville (1729-1811), que ocupou um inteiro capítulo neste volume, foi traduzida e editada pela Editora Licorne (Portugal) a que juntou ilustrações de Margarida Vala Silva.

A obra é vendida, para já, apenas via online com um custo de 8€.

Para adquiri-la é favor visitar o espaço da editora, EditoraLicorne.blogspot.com e/ou contactar a editora através do seu email.

O nosso obrigado ao amigo Passepartout pelo envio das informações acerca da obra.

Deixe a sua opinião acerca desta obra.

1 comentário:

Anónimo disse...

Publicidade a esta obra na revista "Os meus livros":
http://1.bp.blogspot.com/-5_HJKfkBbGw/TZrJsJwEmYI/AAAAAAAAAZM/fT248ZE50Es/s1600/digitalizar0001.jpg