sábado, 18 de dezembro de 2010

"O dia de um jornalista..." na Biblioteca JV

Depois da publicação de Viagem ao centro da Terra, o portal Biblioteca Júlio Verne irá disponibilizar a partir do dia 20, e um por dia, os 5 capítulos de "O dia de um jornalista americano no ano de 2889".

A obra do escritor francês, que será disponibilizada pela primeira vez em formato digital graças à Biblioteca Júlio Verne, relata a vida do director do jornal "Earth Herald", Francis Bennett, em Julho de 2889. Entre chamadas visofónicas, passeios de aerocarro e reportagens por telefoto, ele decide a política da mais tradicional colónia norte-americana - a Inglaterra -, o que fazer com a Lua e quais os inventos que deseja financiar. Um dia cheio na vida de um jornalista do século XXIX.

O conto escrito por J. Verne foi inspirado num conto escrito em 1888 pelo seu filho, Michel Verne. Este foi publicado pela primeira vez em inglês no jornal The Forum da cidade de New York com o título In the year 2889, em Fevereiro de 1889.
A versão de Jules foi publicada no ano seguinte pelo nome "O dia de um jornalista americano no ano de 2890". Além do aumento do título, houve também alteração do ano para que a história se passasse exactamente 1000 anos depois do ano em que esta foi escrita. No entanto, é também possível encontra-la com o título "O dia de um jornalista americano no ano de 2890".

A tradução será de Eduardo Weiland, responsável do site Biblioteca Júlio Verne.

É já depois de amanhã o 1º capítulo!!! E depois da leitura não se esqueça de deixar a sua opinião acerca da obra.

Sem comentários: