domingo, 13 de junho de 2010

Mais uma homenagem a J. Verne em Espanha

Muitos se lembram, com certeza, de duas visitas minhas, uma em 2007 e outra em 2008, a dois monumentos em Espanha dedicados a Júlio Verne.
No entanto, até ao dia de ontem pensava que eram os únicos em território espanhol mas, para minha surpresa, revelaram-me mais um.

Formentera é um município da Espanha na província e comunidade autónoma das Ilhas Baleares. É a mais pequena e menos desenvolvida das ilhas Baleares. Formentera ainda permanece a salvo do turismo de massas e oferece ao visitante óptimas praias emolduradas por penhascos rochosos e banhadas por um mar límpido e azul. É excelente para passeios a pé ou de bicicleta e para ter umas férias tranquilas.

A capital, Sant Francesc. é pouco mais do que uma aldeia grande e atraente com uma igreja do século XVIII na praça principal e um interessante Museu Etnológico.
De Sant Francesc, uma estrada estreita conduz à extremidade sul da ilha, Cap de Barbaria, com um farol isolado na ponta e uma torre defensiva do século XVIII.
Outro farol, de La Mola, ergue-se na extremidade oriental da ilha, no planalto de La Mola, juntamente com um monumento em honra do escritor francês Júlio Verne, que utilizou a ilha como cenário para uma das suas obras e onde a considerava como um lugar mágico.

Mas qual a obra que J. Verne usa Formentera como cenário e que o levou a ser homenageado?
Héctor Servadac é um oficial francês que, estando em Formentera, presencia um terremoto que sacode a ilha. Ele, depois de voltar a si, descobre que algo estranho se está a passar.

Aqui algumas fotos da sua homenagem em Formentera:


Novelista genial y profeta de la Ciencia eligió este lugar para el desarrollo de su novela Hector Servadac Viaje a traves del Mundo Solar … ”

Fica a esperança que um dia se faça uma homenagem a J. Verne em Portugal, país que visitou duas vezes.

Fotos do site Cyberhades e cedidas gentilmente para o Blog JVernePt.

Sem comentários: