segunda-feira, 29 de junho de 2009

O Saint-Michel II já flutua!!!

O Saint-Michel II, uma réplica de um dos três iates de J. Verne, já flutua, após quatro anos de trabalho.

Com 13 metros de comprimento, este navio vermelho e preto fabricado em 1876 foi o único dos três navios que Jules Verne supervisionou na construção, adaptando-o às suas necessidades, incluindo uma sala de escrita. Por dois anos o escritor navegou até Londres, Amesterdão e ao Mar Báltico, até comprar um barco a vapor, o Saint-Michel III. O Saint-Michel II foi vendido e destruído em 1911.

A réplica, cujo projecto foi lançado por ocasião do centenário da morte de Jules Verne, 2005, e que teve quatro anos de trabalho com voluntários da Associação La Cale 2 L'île, foi exposta em Nantes desde quarta-feira e na sexta-feira foi colocado na sua rampa de lançamento.



O navio foi lançado sábado de manhã, às 10 horas, ao "velho estilo", sobre o Loire.
Numa atmosfera festiva, as milhares de pessoas assistiram ao lançamento da réplica do Saint-Michel II. Com casco branco, preto e vermelho, o objeto de todas as atenções moveu-se lentamente sobre o rio e começou a flutuar acompanhado com um bater de palmas. Sim, o Saint-Michel II flutua novamente! Vejam também vídeo.




No entanto, o barco está muito longe de estar acabado. Ela carece das suas armas, incluindo a sua torre, os seus 180 metros quadrados de velas, motor, etc. Mas para alcançar este objetivo, é necessário um novo financiamento, os fundos que a Associação La Cale 2 L'île espera receber rapidamente (doações são aceites).

Ainda se desconhece em que porto ficará.

Fonte:
Texto: Blog de Passepartout.
Foto: Nathalie Bourreau - Presse Océan.fr

Sem comentários: