domingo, 4 de janeiro de 2009

Um olhar para 2008... E rumo ao AIA2009!

Este ano que terminou e em que se comemorou o 180º aniversário do nascimento do escritor foi riquíssimo em acontecimentos vernianos tanto em Portugal, (tema "Jules Verne" no Carnaval de Sesimbra (Lisboa) e no festival de Tunas da Universidade de Lisboa, o lançamento do selo "Júlio Verne - 130 anos da visita a Portugal", o lançamento da colecção de livros de luxo "Biblioteca Júlio Verne", etc...) como também no resto do Mundo (o envio para o espaço do "ISS Jules Verne", o primeiro filme em 3D baseado numa obra de Verne, a inauguração do Espaço Jules Verne na Suíça, o projecto 'Around the world', etc...).

Além disso, conseguimos com que J. Verne terminasse o "seu" ano segurando a primeira posição no site Jesuismort.com, site este que mantém a concurso das votações para 2009. Vamos continuar a votar aqui:


Foi sem dúvida um belo ano verniano e fica o nosso desejo que este ano, 2009, também o seja. Que o nosso desejo de concretizar a viagem à volta do mundo do livro 'A volta ao mundo em 80 dias' se realize e que se festeje o 125º aniversário da segunda e última visita de JV a Portugal.

Para além disso, neste ano de 2009 também se comemoram os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu por Galileu Galilei. E de forma a celebrar a Astronomia e as suas contribuições para o conhecimento humano, a ONU declarou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia.

Como esta iniciativa pretende estimular o interesse, em especial dos mais novos, pela astronomia e pela ciência sob o lema "Descobre o teu Universo", o Blog JVernePt não poderia deixar de participar e de divulgar esta ciência que tão "maltratada" é, inclusivamente, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal) onde a cada ano abandonam entre 10-15 alunos (em 30) do curso. Por isso, caros organizadores, antes de chamar os jovens para a Astronomia, olhem para "dentro de casa" e ajudem os que já lá se encontram.



Se a Terra -com os mares, os continentes, as profundidades e a atmosfera- serve de quadro à maior parte das Viagens Extraordinárias, Júlio Verne nem por isso deixa de manifestar um interesse evidente pelos mundos celestes. Uma boa dúzia dos seus romances atribuem uma importância significativa à astronomia. Muitos dos seus heróis são exploradores, entre o quais marinheiros, familiarizados com as observações celestes, e alguns espaçonautas, mas também nos põe em contacto com vários astrónomos. Não é verdade que o céu e o espaço sempre representam o domínio por excelência do sonho e mistério? Júlio Verne não poderia encontrar meio que se prestasse melhor do que o cosmos a aventuras excepcionais e por isso em 1865 antecipou em 100 anos a primeira viagem à Lua no seu romance Da Terra à Lua iniciando um conjunto de obras com a Astronomia em pano de fundo (Heitor Servardac, À volta da Lua, Caça ao Meteoro, etc...).

Nós, autores do Blog JVernePt, damos a nossa contribuição à divulgação do Ano Internacional da Astronomia organizando um passatempo cujo vencedor ganhará um exemplar da obra Da Terra à Lua, edição Europa-América com texto e gravuras originais da Colecção Hetzel:



Para o ganhar só precisam de enviar para JVerne@portugalmail.pt um texto ou listagem das "coincidências" ou previsões entre a viagem imaginada por Verne e a real, da Apollo 8, em 1968.
Aquele que se lembrar do maior número e correctas, ganhará o livro de JVerne.
O concurso terá a duração de 1 mês. Não perca tempo e comece já a pesquisar!

Regulamento:
  • O passatempo decorre entre os dias 5 de Janeiro e 5 de Fevereiro, inclusive.
  • A resposta deverá ser enviada para o email jverne@portugalmail.pt juntamente com o nome completo, email e morada para envio do prémio.
  • O passatempo está restrito a Portugal (continental e insular) e a uma participação por endereço de email.
  • O Blog JVernePt reserva-se ao direito de eliminar participações que considere abusivas ou despropositadas.
  • As respostas serão analisadas por um júri composto pelos colaboradores do Blog JVernePt que escolherá o vencedor.
  • O passatempo só será válido se o número de participações for igual ou superior a 5. Caso seja inferior, o passatempo será prolongado até ao máximo de 15 dias a contar da data final.
  • Ao participar no passatempo confirma que compreende e que aceita as regras estabelecidas.
Boa Sorte!

Sem comentários: