sábado, 19 de julho de 2008

'De la Terre à la Lune' no espaço

Os tripulantes da expedição ISS exibiram o livro 'De la Terre à la Lune', edição luxuosa original do século 19, e dois manuscritos de Jules Verne que viajaram na ATV em Abril passado. Estes artigos foram enviados para o espaço não só devido à colocação do nome do escritor no ATV, como homenageá-lo por este ter influenciado muitos astronautas para a conquista do espaço, inclusive na ida à Lua.
Os manuscritos, os quais são a título de empréstimo da Biblioteca de Amiens, são parte de uma colecção dedicada ao francês e autor de ficção científica.


Num dos manuscritos datados entre 1890 e 1899, Jules Verne explora diversas distâncias em astronomia, indicando quanto tempo seria necessário para cobrir a distância a pé, de comboio e à velocidade da luz. O segundo manuscrito, de 1876, é uma carta celeste, mostrando as constelações Aquila, Orion, Pegasus e Aquário.

O Comandante Sergei Volkov gravou um vídeo com uma mensagem afim de marcar o encontro dos vários chefes das agências espaciais no Mundo, em Paris. Este encontro foi referido aqui no blog no passado dia 8 de Julho.

1 comentário:

Feltro em casa disse...

Oi Frederico, é a Malú da Feltro em casa!!!
Vim retribuir sua visita ao meu blog, e aproveitar para lhe dizer que adorei o seu sobre o Júlio Verne (tem muita coisa interessante para ler e ver)!!!Minha irmã me convidou para assistir ao filme (Viagem ao Centro da Terra) hoje, mas as sessões estavam com a lotação esgotada!!(as férias escolares começaram por aqui!!) Mas pretendo assistí-lo em breve!!! Um abraço, Malú