terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Capitão Nemo na baía de Vigo

Como prometido no tópico referente à nova estátua que descobri perto de Vigo, onde é homenageado mais uma vez Júlio Verne através da personagem Cap. Nemo, fui no passado sábado visitá-la à pequena cidade espanhola de Redondela.

Li (e comprovei pelas fotos) que a estátua se localizava relativamente perto do areal da praia. No entanto, após a percorrermos de um extremo ao outro foi-nos impossível ver tal monumento. Procuramos e nada. Decidimos então perguntar à população (fiquei surpreendido por toda a gente conhecer o Capitão Nemo) e todos apontavam para o mesmo sítio mas nada se via. Fomos então até ao limite do areal e, contra o sol, lá o conseguimos ver mas muito longe. Foi-nos então explicado que a maré estava alta e por isso nos parecia impossível de alcançar. No entanto, quando a maré está baixa, o areal é muito mais extenso sendo possível tocar-lhe, explicou-nos um dos transeuntes.
Com a ajuda da máquina fotográfica e graças ao seu excelente zoom, foi possível tirar a seguinte foto:


Podem comprovar na foto a maré-alta, porém há também um pormenor interessante de se observar. Logo por baixo da estátua, mas ainda na pedra, é nos possível ver um grande “N”. Inicial de “Nautilus” e “Nemo”!
Nemo estava lá mas, e o seu Nautilus?
Quase por acaso apercebi-me de uma placa de bronze atrás de mim. Pensei que seria com certeza de alguma informação relativamente à praia onde estaria normas como não colocar lixo, usar trela nos cães, respeite a cor da bandeira, etc… Mas numa placa de bronze?Achei bastante estranho e então fui na sua direcção.
Para minha surpresa, era uma belíssima placa de homenagem a Júlio Verne (e ao seu personagem) onde se explicava o porquê da estátua naquele local (Baía de Vigo). E….lá estava o Nautilus!


Para além da imagem em relevo do submarino, é-nos dito que “O Capitão Nemo (Ninguém em latim) e a sua tripulação do submarino Nautilus no século XIX atracaram nesta enseada de San Simon para recuperar o tesouro dos Galeões afundados em Rande, com o fim de ajudar os povos do planeta, na sua luta pela liberdade.
Mais em baixo está um excerto do capítulo VIII “A Baía de Vigo” da obra “20000 Léguas Submarinas” de Júlio Verne (1828-1905): “Estamos na baía de Vigo e compete-nos investigar-lhe os mistérios.

Ideia de Ramón Lasta e escultura de Sérgio Portela, esta efeméride foi inaugurada em 2004 pelo Presidente da Galiza Manuel Fraga Iribarne pelo 301º aniversário da batalha de Rande (Mais informações da batalha no capítulo do livro acima mencionado).


Deixo também uma foto não tirada por mim (encontrei-a na Wikipédia) da estátua quando a maré se encontra baixa. Podemos ver também os escafandros (submersos quando lá me encontrava) com alguns homens da tripulação que se iriam “ocupar de esvaziar das barricas meio podres e caixas arrombadas, as barras de ouro e prata, cascatas de piastras e de jóias” dos galeões afundados.


Mais uma estátua sobre Verne em Espanha (apenas pela referência da baía de Vigo) e em Portugal, onde permaneceu 3 dias em cada uma das duas visitas, apenas foi realizado (proposto por mim) um selo como homenagem.
É de relembrar que este ano, para além do 180º aniversário do seu nascimento, faz 130 anos que o escritor visitou Portugal pela primeira vez.

5 comentários:

Anónimo disse...

Emilio Salgari, más amigo de España

Anónimo disse...

Uma fantástica forma que homenagear o escritor na semana em que se celebrou o 180º aniversário do seu nascimento.

Que boa sensação imaginar que o Nautilus passou por aquelas águas...

Anónimo disse...

Gostei muito do que li neste site e convido-vos a, virtualmente ou não, visitar o meu país, Portugal, no Minho muito verde:
http://aboimdanobrega.blogspot.com/
http://formiguinhademarco.blogspot.com/
http://br.youtube.com/taveiras
Saudações bloguistas,
Vieira

Carlobão disse...

Fantástica a estátua, muito interessante mesmo.
O detalhe do escafandrista que desaparece na maré alta e reaparece quando o mar está mais baixo é espetacular, muito imaginativo e criativo - tal como Verne gostaria.

Unknown disse...

Como gosto das obras de Verne💚