sábado, 15 de dezembro de 2007

António Lobo Antunes cita Júlio Verne

António Lobo Antunes, magnífico escritor português que tem sido cogitado para o Nobel de Literatura, cita de forma favorável Júlio Verne entre outras obras/autores, em entrevista no programa "Espaço Aberto Literatura", do canal Globo News do Brasil, em Dezembro/2007.



Para além de mencionar que Verne "era um grande escritor" diz que este "guardava os manuscritos debaixo da bunda". Será verdade? Nunca ouvi nada a este respeito.

"É preciso tomar lições de abismo". JV - Viagem ao Centro da Terra

3 comentários:

Carlos Patrício disse...

Bem, eu não sei se Verne costumava sentar nos originais para protegê-los, mas se ele tinha uma arrumadeira (aqui no Brasil, chamamos "faxineira") igual à "Vânia Furacão", que costuma trabalhar aqui em casa todas as sextas-feiras, não o culpo, nem duvido.
Ela tira tudo do lugar, quebra pelo menos uma peça decorativa por mês e não deixa pedra sobre pedra após sua passagem... Já pensou o estrago, se ela misturasse os originais do velho, coitado?
Naquele tempo não tinha back up nem disquete ...

A entrevista foi muito interessante e concordo com Lobo Antunes quando diz que os autores, em entrevistas, se negam a falar sobre suas verdadeiras influências ... perfeito.

Anónimo disse...

É verdade Carlos, por vezes há uma certa vergonha sobre de quem gostamos, de quem lemos. Lembro-me de uma vez numa aula de português, o professor me perguntar qual o meu escritor preferido e este me responder "não acha Júlio Verne demasiado infantil para a sua idade?". E é por estas e por outras que por vezes ficamos com aquele receio de dizer quem nos influencia. Continuo a dizer a mesma coisa e felizmente o unico que me disse isso foi o asno do professor.

Que queria que lhe dissesse? Saramago, Kafka,... Sim, já li todos e continuo a ADORAR Júlio Verne! É como diz Lobo Antunes, Júlio Verne é um GRANDE ESCRITOR!

Carlos Patrício disse...

Exato. Verne jamais se furtou a ser também reconhecido como um escritor "para jovens" - ele até escreveu obras especificamente com essa caracteríastica, especialmente suas aventuras envolvendo crianças e jovens, que são muitas - mas é inegável sua qualidade literária, como atesta Lobo Antunes.
O problema são os "asnos" que não conseguem ver além disso.