terça-feira, 25 de setembro de 2007

'A Ilha de Hélice' de Verne realidade?


Com certeza já ouviu falar da obra de Verne "A Ilha de Hélice". Nesta obra, Verne mostra-se (mais uma vez) visionário.

"Standard Island" é uma espécie de navio, porém não um navio comum, nem mesmo algo que se assemelhe a uma embarcação. Trata-se de uma imensa ilha flutuante de forma oval, movida por motores a hélice e alimentada pela eletricidade. Transporta uma cidade de dez mil habitantes, desenvolvendo uma velocidade de oito a dez nós. Cidade e ilha foram construídas por bilionários norte-americanos e que resolvem dispor de um espaço próprio para o seu belo prazer.

Resta-nos então, apenas imaginar como seria tal transporte. Porém, isso pode mudar.

De acordo com uma informação difundida numa rádio francesa, a construção de algo muito semelhante à ilha Standard poderá começar brevemente num estaleiro em Saint-Nazaire (porto francês no Oceano Atlântico). Já está planeada há bastante tempo, porém, problemas financeiros - à volta de 2,5 biliões de euros - têm atrasado o projecto. Pensa-se que este fantástico meio de transporte poderá estar pronto no final de 2013.

Mesmo que não seja tão grande como a de Júlio Verne, esta "ilha flutuante" continua a ser muito impressionante: 400 metros de comprimento, 70 de altura, 29 andares, 5000 aposentos, 10000 passageiros, com uma forte construção para que faça frente a ondas de 30 metros, furacões, tsunamis,...

Iremos seguir a construção da "ilha" por isso caso haja mais informações, postaremos aqui.

Sem comentários: