sábado, 21 de julho de 2007

'Jules Verne' a caminho do lançamento

A nave de carga «Jules Verne», o maior e mais complexo veículo espacial alguma vez construído na Europa, está terminada e já se encontra a caminho, por mar, da base da Agência Espacial Europeia na Guiana Francesa, de onde será lançada para o espaço no início de 2008.

Conforme recorda a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias, a «Jules Verne» é o primeiro Automated Transfer Vehicle (ATV), estrutura que pode transportar um peso total de sete toneladas e meia, e que foi submetida a testes no centro técnico da Agência Espacial Europeia (na Holanda), durante três anos.

Dividida em três segmentos, a «Jules Verne» (com um peso total de sete toneladas e meia) levará, nesta primeira viagem por mar, 11 dias a chegar ao destino.

No mesmo cargueiro seguem mais peças e estruturas necessárias à remontagem que antecederá o lançamento.

Chegada a nave à base de Kourou, segue-se uma etapa de 18 meses que garantirá a sua remontagem e a preparação do lançamento, para o qual a «Jules Verne» será colocada num foguetão Arianne 5, seguindo então rumo ao seu destino, aproximadamente 400 quilómetros acima do solo.

A «Jules Verne» será o primeiro de cinco ATV a ser lançados para acoplagem à Estação Espacial Internacional ao longo dos próximos anos.

O seu desenvolvimento implicou um investimento de 1,3 mil milhões de euros.

Já agora aproveito para divulgar um vídeo sobre o ATV onde é referido o autor Júlio Verne:


FONTE: Diário Digital

Sem comentários: