sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Norte contra Sul (1885-86, 1887)



Contribua com a sua opinião acerca desta obra!

Sinopse:

1º Volume:
Aventura e intriga nas quentes plantações da Flórida durante a Guerra da Secessão que opôs o Norte ao Sul dos Estados Unidos. James Burbank, um colono vindo do Norte e proprietário de escravos por força das leis locais, é contra a escravatura e defende a libertação dos negros. Quando ousa conceder a liberdade a todos os seus escravos, atrai a fúria dos sulistas, que, liderados pelo tenebroso Tear, procuram por todas as formas destruí-lo e à família, instaurando um regime de terror. A calma e verdejante paisagem da Florida esconde a rebelião que germina. O norte e o sul vivem uma guerra que durará quatro longos anos. Com uma população de meios americanos, meios espanhóis e índios semiolas, Júlio Verne enceta uma viagem à América no tempo em que os steam boats cruzavam ainda o rio Saint-John.

2º Volume:
No segundo volume desta obra, passada em plena Guerra de Secessão dos Estados Unidos, continuamos a seguir a odisseia da família Burbank. James Burbank, e os seus amigo vêem-se envolvidos numa expedição aventurosa que atravessa grande parte do território, em estado ainda selvagem, perseguindo o bando liderado por Texar. Este criminoso, aproveitando-se do conflito, raptou a família de Burbank e fugiu, deixando atrás de si um rasto de assassinos...


Para quem quiser conhecer um pouco mais a obra, aconselha-se a leitura do artigo A obra de Secessão da revista Mundo Verne nº8. 

Sem comentários: